contador de Visitas

Website counter

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Entrevista ao Guarda-Redes Vitor Martins

 
Nome : Vitor Martins
Idade : 28 anos
Localidade: Coimbra
Clube: Ança F.C.

·         Como surgiu o gosto pela posição de GR?
Surgiu naturalmente, tal como muitos miudos quando somos pequenos queremos é andar no chao a sujar a roupa e a fazer maluqueiras, e o futebol é algo que sempre amei e amo fazer, e apesar de gostar muito de marcar golos tambem gostava de os impedir. Na altura se bem me lembro a grande maioria dos miudos nao gostava de ir a baliza e eu que tinha um certo jeito e tal como ja disse adorava andar no chao a sujar a roupa, acho que foi a partir dai que começei a ter verdadeiramente gosto pela posiçao.

·         Fala-nos do teu percurso como Gr?
 Começou na escola primaria, foi ai que começei a dar os primeiros toques na bola e tambem que começei a ir a baliza. adorava defender as bolas e ver a cara dos outros miudos chateados por nao marcarem, era algo que me deliciava na altura. Depois começei a jogar com os mais velhos no chamado futebol de rua, mas ai, ia trocando a posiçao, tanto jogava na baliza como jogava a avançado. Tambem tinha jeito pra marcar golos e os mais velhos gostavam de mim por essa polivalencia chamemos lhe assim. Depois ja mais tarde é que começei a jogar futebol federado no clube da terra o Taveirense, curiosamente começei a avançado mas passado 1 ano e por haver apenas 1 guarda redes lá fui eu fazer concorrencia a um guarda redes 3 ou 4 anos mais velho do que eu. A equipa da minha terra so tinha um escalao e devido a isso tive de jogar com jovens muito mais velhos do que eu e com um fisico muito maior que o meu, mas penso que isso acabou por me fazer bem em muitos aspectos.

·         Para ti qual o melhor GR a jogar em Portugal? E o melhor GR do mundo?
Para mim é o Rei Artur, na minha maneira de ver ele é o guarda redes mais completo e mais seguro que esta cá em portugal de momento, mas tambem tenho gostado de ver a evoluçao do Rui Patricio, acho que evoluiu bastante nos ultimos anos e penso que muito se deve ao Paulo Bento por ter tido a coragem nao de o meter a jogar mas sim de nao o tirar quando ele mais falhava e todos diziam que o Rui nunca daria guarda redes, acho que ai temos de aplaudir o Paulo Bento pela coragem. a nivel mundial de momento nao tenho ninguem com o qual me identifique, adorava o Van der Sar e o Vitor Baia. Eles sempre foram um modelo a seguir na maneira como eu penso o futebol, guarda redes ofensivos, que jogavam muito bem com os pés e que tinham uma optima visao de jogo e que eram muito fortes psicologicamente. Acho que agora o De Gea e o Manuel Neuer tem algo que se parece com o futebol do Van der Sar, sendo o De Gea mais parecido tecnicamente.

·         Como te defines como GR?
Nao gosto muito desta pergunta porque acho que nao somos nós que nos temos de definir mas sim os outros, os treinadores. mas respondendo penso que sou um guarda redes moderno, gosto de jogar fora da linha de baliza um pouco subido quase como um libero, sou forte nos cruzamentos devido a minha altura e visao periferica, sou bom tecnicamente, tanto jogo com o direito como com o pé esquerdo se bem que o direito é o melhor. tenho uma boa visao de jogo e gosto de lançar o contra ataque rapidamente. tenho uma boa flexibilidade e agilidade. a tudo isto junto o que mais forte penso que tenho, que é a vertente psicologica. gosto de desafios e de jogos grandes onde é preciso estar bastante concentrado e determinado.

·         O que achas da metodologia da escola Número Um?
Desde o primeiro contacto com a escola e no meu caso com o Luis Figueiredo que achei bastante interessante a metodologia da escola, na altura nao tinha treinador de guarda redes no meu clube e andei a procura de algo ou alguem para me ajudar a evoluir porque eu gosto é de aprender. E foi sem duvida algo que me permitiu aprender desde o primeiro momento, tentei absorver cada ensinamento ao maximo e aplicar nos meus treinos do clube e tambem nos jogos. A metodologia vai de encontro aquilo que eu penso que um guarda redes deve ser e que em portugal há muito pouco, a escola ensina a termos uma tecnica bastante apurada e com bases para melhorar a cada encontro e cada treino mesmo para aqueles que nao tem treinador de guarda redes. Em portugal nao existe uma metodologia para os guarda redes, é todo a base do talento individual de cada guarda redes e penso que o nascer de escolas como a Número Um só vem dar a entender a importancia que tem em se ter uma metodologia. É de louvar o facto de haver uma escola para guarda redes como a Número Um e haveria de existir muitas mais por esse pais fora.

·         Como achas que a metodologia da escola Número Um te ajudou (se é que ajudou) a melhorares as tuas características enquanto GR?
Ajudou muito e ainda continua a ajudar, quando começei a ter os treinos fui com o pensamento de aproveitar ao maximo a oportunidade que tinha de aprender algo sobre o que mais gosto de fazer, aos poucos fui adquirindo a tecnica que me era imposta pelo Luis e que me valeu melhorar o meu futebol, a minha postura e tambem a ganhar muito mais confiança naquilo que fazia. foi me ensinado pequenos pornemores que me permitiram evoluir muito como guarda redes, entre os quais a tecnica base tanto para defender uma bola com para me posicionar dentro do campo quando a bola esta longe, evolui bastante no meu posicionamento a nivel dos cruzamentos e tambem nos lançamentos rapidos para o ataque.

·         Como pensavas no treino antes de experimentares a nossa metodologia? Como pensas agora no Treino de Gr?
Como ja disse anteriormente em Portugal nao existe uma metodologia de treino para os guarda redes, é tudo mais a custa do talento individual e devido a isso eu proprio nao tinha um metodo especifico, agora tendo o conhecimento que obtenho na escola Número Um ja nao faço as coisas da maneira que melhor entendo, agora sigo o metodo da escola. Isso faz com que nos treinos a tecnica utilizada seja aquilo que a escola pretende, o proprio aquecimento vai de encontro ao que a escola quer, da maneira como me ensinaram. Logo devido a utilizar os metodos da escola tenho evoluindo a cada treino porque é no treino que melhoramos e obtemos os conhecimentos para fazer um bom jogo e ser um guarda redes cada vez melhor.

·         O que achas da mentalidade em Portugal em relação ao treino de GR?
Acho que é a area do futebol que mais atençao devia ter e passa-se exatamente o oposto. Há uma falta de profissionalismo muito grande em relaçao ao guarda redes, muitos clubes nao tem sequer um treinador especifico para o guarda redes outros apenas tem alguem que manda uns remates a baliza e mais nada (porque estar assim uma pessoa ou nao estar o efeito é o mesmo), algo completamente surreal e que acontece em muitos clubes por este pais fora. E isso nao devia acontecer numa posiçao tao importante para uma equipa de futebol e tendo nós em Portugal guarda redes a espera de dar o salto e com boas caracteristicas mas que nao acontece muito em parte pela falta de profissionalismo instalada e tambem na mentalidade de muitos treinadores. É sempre preferivel ir ao Brazil ou outro pais qualquer buscar um individuo que nunca viram ou que apenas viram num video e trazer para o nosso pais, em vez de perderem um bocado do seu tempo e ir ver jogos da 2ªB e da 3ª divisao para poderem avaliar o potencial existente em muitos desses guarda redes espalhados por este pais fora.

·         Queres deixar algum conselho aos jovens Gr da Número Um?
Acho que devem aproveitar ao maximo o conhecimento que estao a obter e trabalhar sempre a 200%, para se ser um bom guarda redes nao basta querer, porque isso todos querem, tem de trabalhar muito muito muito e continuar a trabalhar ainda mais para melhorar a cada treino e a cada jogo. A oportunidade que os alunos tem de aprender uma metodologia de treino nesta escola e algo unico, que muitos gostavam de ter e nao têm. Por isso aproveitem e sejam guarda redes de topo, sei que alguns podem lá chegar porque ja os vi a trabalhar e tem qualidade para isso, cabe a cada um saber agarrar a oportunidade com as duas maos e lutar por fazer sempre melhor.

            "Num bom guarda-redes encontramos tudo o que procuramos num desportista: reflexos e sincronização, força e velocidade, espetacularidade e movimentos perfeitos. Pela sua competitividade, pela sua valentia, não há nada que não admiremos no desporto que não se encontre num guarda-redes." (John Hodgson)
·         Alguma coisa a dizer às pessoas que não conhecem a escola Número Um?
Aqueles que nao conheçem deixo aqui o desafio para um dia irem a um treino que a escola faça, para verem a enorme qualidade de trabalho que ali se efectua e assim ficarem a conhecer os metodos usados e a mentalidade da escola. para mim é um prazer fazer parte da escola por isso aconselho qualquer um a fazer o mesmo que eu fiz, ir a descoberta.

 
            Um agradecimento especial para o Luis Figueiredo que me ajudou a ser aquilo que sou hoje e sei que vai continuar a ajudar a melhorar a cada dia, de louvar o seu trabalho e o facto de nunca baixar os braços acreditando em si proprio, em cada miudo que treina e tambem no clube que agora representa. sei que vais chegar onde pretendes é apenas uma questao de tempo, a qualidade está ai toda. um forte abraço para todos os que andam na escola Número Um.

Sem comentários:

Enviar um comentário