contador de Visitas

Website counter

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Entrevista ao GR Tiago Teixeira



Nome: Tiago Teixeira
Idade:23 anos
Naturalidade: Mirandela
Clube: Sport Club Mirandela


• Como surgiu o gosto pela posição de GR?

Tudo começo com as brincadeiras de equipas de bairro ainda em criança. Faziamos vários jogos a frente de casa até que começamos a jogar contra os bairros vizinhos. Nessa altura ninguem queria ir para a baliza e eu fui logo no primeiro jogo, ganhamos e após esse jogo, comecei a ficar eu na baliza, onde comecei a ganhar o gosto pela posição.

• Fala-nos do teu percurso como Gr?

Comecei o meu percurso nos Juvenis do S.C.M. onde permaneci até aos juniores de segundo ano, sendo depois emprestado ao CCR Cachão para fazer a nacional de Juniores durante uma época. Após isso fui para o Vila Flor durante 2 anos onde competiamos na Distrital de Bragança. No ano a seguir ingressei no S.C.M onde permanecia até ao inicio desta época, sendo emprestado ao Vila Flor até Janeiro deste ano. Após isso regressei de novo ao S.C.M, onde me encontro agora.

• Para ti qual o melhor GR a jogar em Portugal? E o melhor GR do mundo?

Não sei dizer, pois existem em Portugal 2 enormes GR: Por um lado temos o Helton que é um GR muito bom, mas também temos o Artur que se encontra no mesmo patamar. Ambos são gigantes. A nível mundial a escolha torna-se ainda mais dificil. A minha preferencia é mesmo o Casillas não apenas pelo que é, mas pelo percurso que tem e aquilo que já ganhou.

• Como te defines como GR?

Bastante calmo principalmente, atento para sempre aprender e ir evoluindo. Bom jogo de pés, e bastante concentrado naquilo que estou a fazer. Sem medo de disputar qualquer lance e rápido a decidir.

• O que achas da metodologia da escola Número Um?

A escola Número Um tem uma metodologia bastante boa. Trabalha até ao mais pequeno pormenor porque pode ser esse pequeno pormenor que faça a diferença entre chegar e fazer uma grande defesa, ou sofrer golo. Um desse pormenores é a forma como aborda todo o tipo de lances, onde acho que faz óptima abordagem.

• Como achas que a metodologia da escola Número Um te ajudou (se é que ajudou) a melhorares as tuas características enquanto GR?

Em apenas meio ano que trabalho com a escola posso dizer que me ajudou bastante com diversas coisas. Tornou me mais rápido na abordagem dos lances, ajudou me a limar algumas arestas que fazem bastante diferença principalmente na rapidez com que me levanto, com que faço defesas e com o espaço que se ocupa a baliza usando apenas passos que antes desconhecia e que agora utilizo melhorando o meu rendimento e ajudando me a evoluir.

• Como pensavas no treino antes de experimentares a nossa metodologia? Como pensas agora no Treino de Gr?
De um modo geral pensava que o que eu estava a fazer era o correto, mas após experimentar os métodos da escola reparei que o que eu fazia em inumeros casos era errado e ficava muito abaixo do certo e do errado.

• O que achas da mentalidade em Portugal em relação ao treino de GR?

A mentalidade em Portugal em relação ao treino de GR está a evoluir a cada passo. Antigamente qualquer pessoa poderia ser treinador de GR sem ter se quer a base, defendendo alguns principios apenas, mas agora acho que está muito melhor pois existem formações para isso onde se estuda e se aprende quais as melhores formas de abordar um lance, de cair, de tudo basicamente. Penso que deviam apostar mais nas formações jovens pois dai existem inumeros GR com muito potencial a qual não é explorado devido a falta de treinadores de GR, para em novo começar com uns metodos e aprender o basico que fará muita diferença anos mais tarde. E não ignorar “o produto nacional” como vinha a ser de a uns anos para cá.

• Queres deixar algum conselho aos jovens Gr da Número Um?

Que nunca desistam, que com trabalho e dedicação e um pouco de sorte vão conseguir os objetivos. As vezes o saber não é tudo, também é preciso força de vontade e trabalhar arduamente para ser sempre melhor.

• Alguma coisa a dizer às pessoas que não conhecem a escola Número Um?

Que devem visitar a escola, pois existe um trabalho muito grande que é refletido nos GR que ela forma e também na forma como os ajuda a evoluir não apenas fisicamente mas psicológicamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário