Ansiedade é um estado de espirito que pode afectar o rendimento de um jogador em campo. É muito importante para os treinadores saberem reconhecer alguns sinais para reduzir os efeitos indesejados, que a ansiedade e o medo podem causar ao atleta, prejudicando assim as estrategias traçadas pelo treinador.
Este artigo é importante para os treinadores, assim como para todos os atletas.
Muitos atletas, demonstram comportamentos/estados ansiosos e que se não forem tratados correctamente, poderão agravar a sua atitude desportiva, manifestando depois uma ansiedade geral. Durante a semana de treinos ou antes dos jogos, o atleta poderá demonstrar atitudes de ansiedade (nervosismo, apreensão), principalmente se o atleta for inexperiente, se estiver exposto a uma nova situação desportiva de grau elevado de dificuldade, uma outra razão poderá ser o receio de desiludir o treinador. Nos momentos imediatamente anteriores ás acções, os picos de ansiedade poderão ficar muito elevados, devido a estes momentos serem curciais para o atleta. O treinador deverá preparar os seus atletas no sentido de reduzir a propagação da ansiedade, dialogando (individualmente ou em grupo), com o objectivo de diminuir as preocupações do atleta. No entanto, o sentido de responsabilidade do atleta deverá ser patente. Deste modo,o treinador irá potencializar as capacidades desportivas dos seus atletas,preparando-os assim, para as várias pressões existentes na competição.
Alguns dos sinais indicativos da ansiedade, são:
1- Aceleração da frequência cardíaca ou sensação de batimento desconfortável.
2- Sudorese (suor) difusa ou localizada (mãos ou pés).
3- Tremores finos nas mãos ou extremidades ou difusos em todo o corpo.
4- Sensação de sufocação ou dificuldade de respirar.
5- Sensação de desmaio iminente.
6- Dor ou desconforto no peito (o que leva muitas pessoas a acharem que estão tendo um ataque cardíaco)
7- Náusea ou desconforto abdominal.
8- Tonteiras, instabilidade sensação de estar com a cabeça leve, ou vazia.
9- Medo de falhar e não conseguir concetrizar os objectivos.
10- Enrubescimento ou ondas de calor, calafrios pelo corpo.
11- Perda momentanea das forças.
Este video demonstra os efeitos da ansiedade em pleno jogo, que gerou o bloqueio por parte do jogador e a ajuda prestada pelos companheiros e treinador.
Não concordo que se tem obrigatóriamente que reduzir a ansiedade. Alguns jogadores precisam da ansiedade para poderem render mais, dá-lhes a tal adrenalina, motivação que é necessário. Claro que varia de pessoa para pessoa, e por isso deve ser um estudo individual.
ResponderEliminar